Tamanho Fonte:

 
Untitled Document
 
   

SOBRE O GOLFE

 

ONDE JOGAR

 

_ História do Golfe no Mundo

_ Campos de Golfe no Brasil

_ História do Golfe no Brasil

_ Hotéis e Resorts

_ O Campo de Golfe

_ Condomínios Residenciais com Golfe

_ Notícias

_ Campos Mais Bonitos do Brasil

_ Regras Internacionais de Golfe

_ Campos Mais Bonitos do Mundo

_ Regras do Estatuto de Amador

_ Calendários de Eventos

_ Etiqueta

_ Associações e Clubes

_ Equipamentos

_ Glossário do Golfe

DIVERSOS

_ Ranking de Jogadores

_ Dicas Amadores

_ Lojas e Serviços Especializados

_ Dicas Profissionais

_ Carrinhos de Golfe

_ Minigolfe

_ Biografia de Tiger Woods

_ Impacto Econômico

_ Sistemas de Drenagem e Irrigação

_ Perfil do Jogador

_ Publicidade

_ Curiosidades

GOLFISTAS TAMBÉM GOSTAM DE                                                        

HISTÓRIA DO GOLFE NO MUNDO

A Origem do Golfe


A palavra golfe vem do inglês golf, que por sua vez provém do alemão kolbe, significando taco. Considerado um esporte de elite pela maioria das pessoas, tem sua origem bastante especulada, sendo que a mais provável é a sua criação pelos escoceses que já o praticavam por volta de 1400. Em 1457, o parlamento escocês, por ordem do rei Jaime II da Escócia, proibia a prática do golfe por considerá-lo um divertimento que afetava os interesses do país.

Alguns historiadores tentam atribuir aos ingleses a criação deste esporte, afirmando que um povo inculto, como seria o escocês daquela época, não poderia ter criado um jogo tão engenhoso. Outras origens são conhecidas; um antigo jogo romano chamado paganica - o jogo dos camponeses - era praticado nos séculos XVII, XVIII e início do XIX, com uma bola de pele ou couro cheia de penas e com uma vara curva, lembrando bastante o golfe. Entretanto, isso não prova nada, uma vez que a maioria dos esportes dessa época utilizavam tacos curvos. golfe.tur.br

Existem historiadores que acreditam que o golfe saiu do jeu de mail, antigo jogo francês do qual se assemelha ao golfe principalmente nas regras, mas que é praticado em espaços fechados e às vezes em quadras. Outras possíveis origens do golfe são o flamengo chole e o holandês kolven, mas nenhum dos dois é muito provável, uma vez que o chole, embora jogado em campo aberto, utiliza uma bola para os dois times, o que não é permitido no golfe. Segundo documentos antigos, todo golfista que jogar com a bola do adversário receberá penalização.

O jogo

O golfe pode ser jogado individualmente ou em grupos de dois a quatro jogadores, e tem como particularidade a ausência de um "adversário" propriamente dito; o único adversário do golfista é o próprio campo, uma vez que não há nada que ele possa fazer no sentido de dificultar o desempenho de outros jogadores. O resultado depende de seu esforço individual e sorte, e cada golfista luta para baixar a sua pontuação total no campo.

Em competições oficiais, é proibido um golfista falar com outros jogadores acerca do jogo. Já em jogos entre amigos, é normal o golfista mais experiente dar "dicas" aos menos experientes.



O golfe retratado na arte
Em certas pinturas de grandes mestres, encontram-se retratados jogos semelhentas ao kolven, ou mais propriamente, do het kolven, com o estilo do golfe. Num museu da Holanda existe uma tela de Rembrandt, datada de 1654, que é reconhecida entre os colecionadores como "O Golfista", embora o título original ainda seja matéria de discussão.

O kolven era praticado num kolf-bann, uma quadra com paredes, quase sempre pavimentada e que, em geral, pertencia a uma hospedaria, atraindo muitos hóspedes. O taco utilizado era de madeira, com a face chata e coberta de metal, denominado kolf. A bola, chamada kolven era do tamanho de um grape-fruit e pesava mais de um quilo. Porém, a diferença fundamental entre o golfe e o het kolven está no tamanho da quadra; no segundo, ela nunca é maior do que 50 metros, enquanto que um campo de golfe chega a ter 150 acres. De qualquer forma, na Idade Média, as terras aráveis era preciosíssimas para a Holanda, por isso dificilmente seria desperdiçada uma área tão grande para a construção de um campo para golfistas.

Isso tudo vem reforçar a tese de que foram os escoceses os primeiros a reunir num esporte todas as características do golfe atual. Na antiga Escócia, os campos de golfe se formavam naturalmente, a sua grama era fertilizada pelos pássaros e animais da região e aparada por coelhos, lebres e carneiros. No campo, à beira-mar, era encontrados bancos de areia formados pelas marés e onde os animais aprofundavam abrigos para que pudessem se proteger das chuvas e das tempestades. Com certeza, foi num desses campos formados pela própria natureza que o golfe foi jogado pela primeira vez.


Em Campo, o Capitão de Golfe.
No século XVIII, com os campos de golfe formados naturalmente, não havia limitação dos mesmos. As regras eram feitas e desfeitas pela Honourable Company of Edinburgh/Golfers (HCEG), não havendo greens definidos, nem fairways nem tees. Todo o campo era considerado green, dando origem aos termos green keeper e green committee. Uma volta era completada com uma ou mais rodadas no campo, não importando o número de buracos.

Levando-se em conta que não existiam regras determinando a maneira correta de se jogar golfe, no dia 17 de março de 1744, o conselho da cidade de Edimburgo se reuniu e decidiu doar um taco de prata para ser disputado anualmente nos Linke of Leith. O vencedor seria chamado de Captain of Golf e daria a palavra final em todas as discussões referentes ao jogo. (in CADDIE - Revista Brasileira de Golfe, Almanaque dos Esportes - Sérgio Noronha, Esportes Diversos - I. A. Correia). golfe.tur.br